ABC prático do ciclismo
Por Carlos Chilra
«É verdade que esta etapa foi anulada em termos de passeio mas veio ao de cima a veia competitiva de cada equipa, já que não havendo policiamento não estava garantida a segurança da caravana e como tal seguimos sem dorsal e por equipas. E já se sabe: crono da Vidigueira a Montemor-o-Novo.
O normal nesta prova não é haver policiamento com batedores, mas com segurança nos principais cruzamentos, e sendo este garantido pelas autoridades do conselho em causa, em que os custos são suportados pelas autarquias. Neste caso o comandante da GNR de Beja entendeu que seria adequado, visto o numero de participantes (60) e carros de apoio (10), que 2 batedores eram necessários. Mas como os batedores para varrer a estrada custa "x" euros e a organização, por motivos já acima mencionados, não entrou em acordo com os elementos da GNR presentes, não houve outra forma senão anular a etapa em caravana compacta e, com o acordo dos chefes de cada equipa seguiu-se por equipas, mas em regime de "passeio" independente e sem apoio de viatura à retaguarda!
A minha equipa, por empréstimo de "milhões", nesta volta, foi o Clube de Amigos de Ciclismo de Alverca, que fazia alinhar 4 elementos à partida. Um dos elementos desta equipa ficou classificado em 2º lugar na sua categoria, na recente prova GranFondo Eddy Merckxs em Évora, imediatamente á frente do Sr. Romão, sim o próprio foguetão de Machede.
Abraço e boas pedaladas em "53"»