Tática
Depois de um 3º lugar obtido pelo sprinter fernando mendes, numa etapa do tour, após
fuga com mais dois ciclistas, joaquim agostinho diria a sua melhor frase de sempre:
- ele não devia ter puxado nos últimos 20 kms
No ciclismo amador há quem se resguarde e quem goste de puxar. A maioria protege-se. Um ou outro não dá hipótese a ninguém de ajudar, nem se importa que outros gostem de o fazer. Não sai lá da frente por nada. As voltas são todas iguais. Um puxa e os outros vão ficando pelo caminho, quando já não aguentam. Na hora da verdade os mais aptos vão-se embora e chegam primeiro.
Não obstante ser das coisa mais aborrecidas no ciclismo amador, ver um a puxar por um grupo de ciclistas, as equipas profissionais fazem-no amiúde. Quando aquele se gasta é substituído por outro, como se de uma lâmpada se tratasse. Na hora da verdade está lá o seu chefe de fila, junto com outros de cada equipa para a discussão da etapa. Sem ajudas de companheiros é cada um por si. Ganha aquele que toma a melhor decisão. Foi assim com o rui no último campeonato do mundo. Valverde o melhor sprinter ficou à espera que o nibaldi puxasse.
Agora, no critério de saitama no japão, o froome atacou. Sagan sendo melhor sprinter ficou à espera que o rui o levasse lá