Todos conhecemos a historia dos 3 funcionários camarários: um abria o buraco, outro plantava o rebento da arvore e o terceiro tapava. Naquele dia um abria e o outro tapava-o imediatamente. Questionados por um transeunte por aquela prática:
- O nosso colega hoje faltou porque tinha uma consulta medica da caixa.
Há profissões danadas. Hoje um de nós sentiu na pele umas dessas profissões:
Uma carrinha comercial ligeira com as duas portas abertas e lá dentro 2 funcionários dos cêtêtê. Um segura um rolo de fio e o outro dá à manivela para que ele se desenrole ao longo da berma da estrada enquanto a carrinha avança a uma velocidade moderada. Na recolha do fio o mesmo cenário.
Falta um terceiro funcionário para avisar quando o rolo se acaba. E quando isso acontece o fio estica ou o rolo vazio salta das mãos do funcionário. Quando estão a recolher o fio sempre que o da manivela acelera mais que o andamento do carro o fio levanta do chão.
Um ciclista depois de fugir á nuvem negra que já salpicava os bolsos traseiros, abranda finalmente ao chegar à rotunda e desvia-se para a berma para não incomodar o transito. De repente sente a roda da frente ser puxada para o lado. A seguir só já sente a dureza do alcatrão após aterragem. Depois já sente que o braço não lhe obedece. Depois é só esperar deitado no chão ao frio que ambulância demore 40 minutos (a 5 minutos do hospital), depois é só esperar que a operação lhe recomponha a clavícula e o osso do ombro. Depois é só esperar que a porra da entidade patronal dos funcionários do fio assuma a responsabilidade do sucedido.
Depois que lhe paguem as despesas hospitalares. Depois que o indemnizem pelo tempo que está impedido de exercer a sua atividade empresarial e pelos contratos de trabalho já assumidos.
Depois futuramente que as autoridades rodoviárias verifiquem a ausência de sinalizações de que há manobras com veículos a decorrer na estrada e depois lhe apliquem as respetivas coimas pelas infrações.
Depois, depois… Onde estava o funcionário para colocar os pinos na beira da estrada a avisar que havia cabos ao longo da mesma? É que os pinos estavam lá dentro da carrinha, mas sozinhos não saltam para a estrada. Desejamos as melhoras ao funcionário ausente!